Alunos do Colégio Pró-Futuro participam do NASA SCIENCE DAYS




Por Alexandre Pinto e Sandra Merckel Dombrovski

"Se você não vai à NASA, a NASA vem até você."

Nesta quarta-feira, dia 27 de março, os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Pró-Futuro visitaram a exposição da NASA SCIENCE DAYS. O evento aterrizou em Porto Alegre no Shopping Iguatemi. Eles participaram de um evento gratuito, promovido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua.
- "Os alunos foram instigados a participar com desafios propostos nas diversas disciplinas de seu currículo escolar. A saída de campo foi pensada pelos professores com o total apoio da Coordenação e Direção da Escola", revela a diretora Letícia Silveira Pereira.
Para essa saída de campo, foram os professores: de Ciências, Thiago Monteiro, de Matemática, Ritielli Santos, de Artes e Filosofia, Sandra Merckel Dombrovski,  e de História e Geografia, Raquel Soares. Teve visita ao museu com informações sobre as viagens à Lua, participação nos experimentos de realidade virtual e movimentos da mecânica espacial. As atividades foram finalizadas com a palestra do professor e engenheiro Jim Christensen, que é o Diretor Executivo da Fundação Buzz Aldrin Share Space.
"Buzz Aldrin foi um dos astronautas que junto com Neil Armstrong chegaram à Lua em 1969, no dia 16 de julho, com Apollo 11."
Jim é dono de um conhecimento e experiência invejáveis e, segundo professores e alunos, "de uma simpatia a toda a prova". Ele estava acompanhado de um tradutor, conversou sobre as viagens espaciais, condições de vida em outros planetas, criatividade e determinação na resolução de problemas entre outros assuntos interessantes, lógico, em inglês.
Mas nossos alunos participaram com seus questionamentos e alguns colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de inglês, fazendo suas perguntas diretamente ao palestrante. SEM O TRADUTOR! Foi o caso da aluna do 8º ano, Rafaela Edele.


 

"10, 9,8,7,6,5,4,3,2,1, do you have ignition?... so our ship of knowledge breaks into the infinity of science."
"10, 9,8,7,6,5,4,3,2,1... Você tem ignição?... assim parte a nossa nave do conhecimento rumo ao infinito da ciência." 
- "A day of learning together with scientists and NASA experts, our students have come into contact with the latest in aerospace studies. this was the Nasa Science Day !!! - TRADUÇÃO: Um dia de aprendizado, junto a cientistas e especialista da NASA, nossos alunos tiveram contato com o que há de mais moderno nos estudos aeroespaciais este foi o Nasa Science Day !!!", afirma o professor Thiago Monteiro.



"Como professores, procuramos despertar a curiosidade dos alunos com uma “apresentação
espacial” no estilo maker, onde a criatividade a aplicabilidade de diversos materiais foram a
base para elaborarmos um traje espacial. Partindo daí, cada professor elaborou um roteiro de
tarefas de maneira científica evidenciando a observação, o registro e as conclusões sobre a
visitação", explica a professora Sandra Merckel Dombrovski.

Realmente o conhecimento não tem fronteiras e, segundo Jim Christensen, quando fazemos “boa ciência” nos divertimos, quando trabalhamos com matemática nos comunicamos e quando demonstramos tudo isso o fazemos de forma artística.
E o mais importante: Ao final todos receberam o Certificado de Participação!





Vamos conferir mais algumas fotos?




Agora confira nosso vídeo. Momento que Jim conversa com a Rafaela:



Comentários