Reunião de pais marca a inauguração das novidades no Colégio Pró-Futuro


Por Alexandre Pinto - Jornalista.
Na manhã deste sábado, dia 9 de março, a equipe docente, pedagógica e administrativa do Colégio Pró-Futuro realizou uma série de atividades para apresentar as novidades do ano, a nova metodologia de ensino-aprendizagem, os novos profissionais e as últimas comemorações que marcaram o início do mês. Os pais puderam observar nos corredores da escola os trabalhos realizados pelos alunos sobre o aniversário de 23 anos do Colégio Pró-Futuro e as homenagens ao Dia Internacional da Mulher. Para exemplificar tudo o que será 2019, foi preparado um momento de evolução na primeira reunião.
Os pais conheceram o novo espaço: um local que está reunindo biblioteca e espaço de convivência. Depois das apresentações, a Cereus Treinamentos realizou uma fala ressaltando o trabalho de excelência dos profissionais da escola, dos quais estão sendo formados em CNV - Comunicação Não-Violência pelo Jader Amaral e Gislaine Amaral. "A escola nos conecta e precisamos nos olhar, inspirando o próximo com amor e harmonia", revela o casal.
O Colégio Pró-Futuro possui uma metodologia diferenciada, pois a ideia é priorizar o aluno. "Não existe aprendizado sem afeto" explica Maria Inês Tavares, coordenadora pedagógica.
O trabalho da escola também é um parque tecnológico importante para a região. Por isso, o Colégio Pró-Futuro inaugurou o Espaço Maker. Nesta estrutura, a grande novidade é a impressora 3D, da qual irá findar diversos projetos pedagógicos. Este espaço será o santuário do "faça você mesmo", contará com os professores Makers: Douglas Adamaski Parodes e Ruana Souza. A tecnologia também é encontrada no material didático, que possui sua versão impressa, mas é na plataforma que o aluno terá um espaço completamente personalizável pelo seu professor.
O Espaço Kids já está sendo uma febre, a carga horária ampliada no bilinguismo e os primeiros certificados de proficiência em inglês sendo entregues para os alunos (que hoje estão no 6° ano) mostram o quanto a escola se preocupa com a aprendizagem e evolução. "Queremos trazer o melhor para o nosso aluno, e as estratégias que as novas metodologias oferecem mostram essa característica personalizada no ensino estando conectada com as necessidades da nossa sociedade, certificando os alunos para qualquer desafio" afirma Letícia Silveira, diretora pedagógica.
Outra novidade são as aulas extracurriculares - que são: Ballet, Jazz, Jiu-Jitsu, Capoeira, Teatro - e as aulas de reforço. A aula de música será uma grande inovação, pois ela será incorporada no currículo. O projeto Turing continua ensinando o universo da programação aos alunos do 2° ano até o 6° ano do Ensino Fundamental.

- Pais Makers:
O ápice da reunião foi mostrar a Cultura Maker aos pais. Mesas foram postas na sala com diversas ferramentas e materiais. Foi um momento de criação e de vivência no qual os pais tiveram a oportunidade de vivenciar e experimentar ações já realizadas pelos seus filhos no ambiente escolar.
A Cultura Maker segue diretrizes e incentiva o aluno a usar todos os conhecimentos que possui. E foi assim que os pais usaram seus conhecimentos nesta atividade, vendo que além do português e matemática, os alunos pró-futuro utilizam o trabalho em equipe, a cooperação e o compartilhamento de conhecimento.

- A construção de uma ponte:
A orientadora Carina Lessa destaca a importância de um trabalho preventivo que auxilie no desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte na sua formação como cidadão. Dessa maneira, várias qualidades e personalidades podem ser ampliadas e exploradas com comprometimento e liberdade. Segundo Carina: "O orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos".
A profissional, junto com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Shirlei Rodrigues, estão conectadas para trabalharem a formação do aluno de maneira integral.
É na Educação Infantil, que a autonomia será fundamental, da qual os pequenos precisam ser incentivados a virarem agentes transformadores. "Essa autonomia começa na Educação Infantil, mas continua sendo trabalhada como agentes ativos e protagonistas das suas vidas por todos os anos: do berçário ao 9° ano do Ensino Fundamental II", explica Shirlei.



Horários de aula da escola:
Turno da manhã:
7h50 às 12h10.
Turno da tarde:
13h10 às 18h.








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