Colégio Pró-Futuro participa do Seminário de Diretores do SINEPE/RS




Os diretores do Colégio Pró-Futuro, Letícia Silveira Pereira e Samir Zacca, estiveram no Seminário de Diretores do SINEPE/RS. O evento reúne os dirigentes de instituições de ensino privado para realizarem uma reflexão sobre a demanda de várias facetas, entre elas: a necessidade de mudança na escola. Mudança da sua função social, mudança na formação dos seus gestores, mudança de currículo e mudança de foco, ao colocar as habilidades socioemocionais num novo patamar, essencial a todos que fazem parte da instituição. O seminário realizado no dia 25 de abril, na PUCRS, em Porto Alegre contou com o patrocínio do Sistema Etapa, da Unoi Educação e da Escola da Inteligência.
O psicoterapeuta e escritor Augusto Cury foi um dos grandes nomes do encontro, com o tema "O código da inteligência e a formação de mentes brilhantes". A palestra desvendou estes códigos a fim de conquistar a saúde psíquica, criatividade, eficiência profissional e manter relações saudáveis.
"A mente saudável busca o prazer de viver, a liberdade, a segurança, a resiliência e a criatividade, mas o comum é deixamos nossa mente sem foco, sem gerenciamento e sem proteção. Nossa missão no Colégio Pró-Futuro é investir na saúde psíquica dos nossos alunos", revela a diretora Letícia.
A abertura do seminário foi realizada pela diretora pedagógica do Projeto UNOi educação Eny Muniz, com o tema "Educação Maker - se o mundo muda, a escola precisa mudar". As funções sociais da escola, uma delas: preparar os estudantes para um mundo dinâmico, fluido, global e incerto foram explorados em sua palestra. Para Eny, a cultura maker visa estimular professores e gestores na busca de uma educação que faça sentido.
O gerente sênior de Educação Básica do British Council, Luis Felipe Serrao, trouxe "O sistema de formação de gestores e lideres escolares da Inglaterra". O panorama geral do sistema educacional inglês mostrou como é a formação de diretores e demais lideranças escolares, traçando trilhas possíveis para o desenvolvimento de gestores escolares brasileiros. Já a 1ª Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do RS e professora no Curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo, em Caxias do Sul, Márcia Carvalho, encerrou o ciclo de palestras com "O Currículo Escolar e o desafio dos gestores frente a sua implementação". A construção de novos currículos escolares foi desencadeada em nível nacional em 2014.
Os documentos mandatórios aprovados em âmbito nacional (BNCC) e estadual (RCG) precisam ser implementados nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental até o ano letivo de 2020. Isso implica pelo menos dois desafios aos gestores escolares: oportunizar formação continuada para apropriação desses documentos educacionais, e revisitar sua Proposta Pedagógica ao mesmo tempo em que dá continuidade ao trabalho pedagógico orientado pelos documentos em vigência.

Confira as imagens:








Fonte: Sinepe/RS.

Comentários