Justiça Social é tema da 1º Mostra de Aprendizagens do Colégio Pró-Futuro

Por Alexandre Pinto - Assessor de Comunicação do Colégio Pró-Futuro.


E assim foi nossa campanha de divulgação deste material escrito aqui!

Injustiça social seria maus tratos, direitos infringidos e falta de empatia, ou seja algo perfeito para ser discutido e debatido entre crianças. Mas o Colégio Pró-Futuro foi além e trouxe a Justiça Social, ou seja, as ações como cuidados com os animais, o direito das crianças brincarem e sonharem e, óbvio, os estudos e soluções encontradas pelos alunos pró-futuro. A proposta uniu as duas metodologias, onde tal caminhada surgiu no início do ano e culminou no dia 07/06/2019. Uma noite de sexta-feira perfeita para muito aprendizado.
"A proposta que iria reger a caminhada do Colégio Pró Futuro no ano de 2019 surgiu durante uma das primeiras reuniões pedagógicas. Justiça Social foi motivo de grandes debates para a escolha do tema gerador. Partindo desta temática, cada professor desenvolveu juntamente com sua turma seus projetos, no qual foram trabalhados o conceito de justiça, o que é ser justo e o que a justiça pode interferir e transformar a vida de cada cidadão. As turmas caminharam nos debates de justiça social em variados contextos, sobre os cuidados aos animais, às  moradias, ao brincar e ao equilíbrio  da justiça também em outros países. Sendo assim, a Mostra de Aprendizagem esteve presente em grandes rodas de conversas, deixando em cada um de nossos alunos e seus visitantes a sementinha da necessidade de reflexão de fazermos uma justiça mais equilibrada e positiva em nossas ações  e no nosso dia-a-dia", detalha Maria Inês de Oliveira (Tuca), Coordenadora Pedagógica.
Cada turma trabalhou de uma forma distinta e, por isso, o Turno Integral desenvolveu-se através do tema "Circo legal é circo sem animal". "Todas as moradias são justas?" foi o questionamento do Berçário e Maternal I. O Maternal II debateu sobre o quão "É normal ser diferente". O Maternal III foram os "Cientistas no Zoológico". O Jardim A analisou "As Famílias e seus Transportes Justos". Enquanto o Jardim B fechou os temas da Educação Infantil com a interrogação: "Todas as emoções são justas?".
O Ensino Fundamental iniciou com a pergunta: "É justo uma criança não ter brinquedo?", da Turma 101. A temática lúdica dos superpoderes esteve na Turma 201, revelando: "Super-herói da ficção e da vida real". "Quanto justo é o ser humano ao trato com os animais?" foi o questionamento explorado pela Turma 301. "O direito de brincar é realmente necessário" esteve nas rodas de brincadeiras da Turma 401, na entrada do corredor principal. A "Desigualdade Social" finalizou a participação dos Anos Iniciais, com a Turma 501.
Os Anos Finais, localizados na entrada principal trouxeram os painéis:
- Justiça Social Meio Ambiente - Turma 601;
- Justiça Social Esporte e Saúde - Turma 701;
- Direitos Humanos e Justiça Social - Turma 801;
- Equality of different from equity - Class 901.

No Estande da Marker Space, os trabalhos expostos foram baseados no trajeto i, ou seja, os projetos vivenciais interdisciplinares de sala de aula com a metodologia da Cultura Maker. Os protótipos criados foram conforme o tema gerador, trazendo tecnologia, reutilização de materiais, robótica e muito mais. Foi um evento com muitas brincadeiras, realidade virtual, robôs, causas sociais e proteção dos animais.

Confira o álbum de fotos:


A nossa cobertura em vídeo:

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